OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS

Com grande esforço e dedicação na construção do meu primeiro blog - AULAS100 Ensinando Informação e Conhecimento (http://aulas100.blogspot.com/) - em 28 de abril de 2009, obtive resultados bastante satisfatórios, comprovados pelo selo TOP100/2009 que ganhei, graças aos votos dos leitores que gostaram do meu espaço educativo.

O incentivo me levou a elaborar a Sala de Reflexão para a divulgação de textos sobre o amor em todos os sentidos e valor educacional na escola e na família, com o objetivo de elevar a autoestima e restaurar o equilíbrio emocional.

18/03/2011

A Língua Portuguesa

Eu estava folheando um jornal de vestibular a fim de selecionar algumas questões e trabalhar com elas em sala de aula, um texto de estilo recado, elaborado pelo professor Marcelo Bebiano, me chamou a atenção sobre o uso indispensável da Língua Portuguesa, não só em concursos, como também na interação com o cotidiano.

O autor diz que a Língua Portuguesa é a única disciplina que está presente em todas as provas do vestibular.

Sem o seu domínio, o candidato não consegue expressar todo o conhecimento adquirido durante a preparação.

E o mais grave: perde pontos preciosos que podem causar a perda da vaga. É possível evitar isso através da leitura de textos de qualidade.

Os estudantes devem buscar os nossos melhores escritores e intelectuais. E existem muitos que nos enchem de orgulho por sua obra e capacidade reflexiva. Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Machado de Assis, Carlos Heitor Cony, João Ubaldo Ribeiro, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, entre outros.

O autor ainda acrescenta que é preciso deixar a preguiça de lado, ver um pouco menos de televisão e "viajar" num romance ou numa crônica.

Este exercício, além de agradável, é fundamental para a formação de qualquer um e faz a diferença, principalmente no momento de ingressar no competitivo mercado de trabalho.

0 comentários :

Postar um comentário

Assuntos anteriores