OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS

Com grande esforço e dedicação na construção do meu primeiro blog - AULAS100 Ensinando Informação e Conhecimento (http://aulas100.blogspot.com/) - em 28 de abril de 2009, obtive resultados bastante satisfatórios, comprovados pelo selo TOP100/2009 que ganhei, graças aos votos dos leitores que gostaram do meu espaço educativo.

O incentivo me levou a elaborar a Sala de Reflexão para a divulgação de textos sobre o amor em todos os sentidos e valor educacional na escola e na família, com o objetivo de elevar a autoestima e restaurar o equilíbrio emocional.

02/05/2012

O medo de se machucar num relacionamento

Depois que a internet começou a fazer parte da vida de cada um de nós, ondas maciças de informações não pararam de se espalhar, de forma epidêmica, por todas as partes do mundo - no trabalho, na vida social e dentro de nossos próprios lares - e inúmeros desabafos no campo de relacionamentos afetivos passaram a ser predominantes na vida das pessoas cujo debate mais comum é ligado a decepções amorosas independentemente de estado civil. É incrível o relato de pessoas que contam histórias de problemas no relacionamento e as que procuram par ideal através de campanhas com grande diversidade de objetivos, tudo isso graças aos recursos sofisticados presentes em redes sociais e em programas de trocas de mensagens de forma privada, uma grande vantagem que nos possibilitou ter uma sensação de mais liberdade e menos receio de expor os sentimentos, o que não ocorre no mundo em OFF. Entretanto, o que mais chama atenção são as pessoas que, embora estejam à procura incansavelmente de uma relação mais sólida, são indecisas e têm medo de oferecer o coração a alguém e acabar se machucando, por terem vivido situações desagradáveis em relacionamentos anteriores. Aqui não se incluem as que buscam somente aventuras, pois estas se mostram indiferentes e não se importam em causar decepções com quem se relacionam. Muitas pessoas têm tanto medo de se machucar num relacionamento que evitam se abrir, trancam seus corações e fogem de qualquer forma de intimidade, por causa de deixarem o medo assumir no caso de não dar certo. É o medo por antecipação. Daí vem aquela velha desculpa, dizendo não estarem prontas para um compromisso mais sério. Essas pessoas não sabem que a dor ajuda a alcançar o próximo nível. Por isso, existem muitas comunidades de títulos de mesma ideologia do tipo "DECEPÇÃO AJUDA A AMADURECER". Psicólogos e especialistas em assuntos afetivos estão sempre participando em diversos meios de comunicação - rádio, TV, colunas em jornais e revistas, justamente pelo fato de as pessoas necessitarem de ajuda para o coração ter a saúde em dia emocionalmente.

1 comentários :

Samanta disse...

Olá Marcos, como vai?

Excelente reflexão!
Realmente algumas pessoas acabam se fechando para novas experiências por medo de uma nova decepção, visto que as viveram anteriormente. Mas todos somos seres cheios de capacidade de superação, quando nos deixamos dominar pelo medo, desesperança ou desânimo, estamos também abrindo mão de viver uma relação sincera e plena.
Creio que agem assim no intuito de auto preservação, mas acabam perdendo muitas boas oportunidades por causa deste medo de sofrer.
Precisamos ser mais confiantes, saber que, como mencionado, a dor nos amadurece e nos faz evoluir. Eu mesma tive muitas decepções, mas não me deixei abater, usei as lições que aprendi para no futuro ter uma relação mais madura e serena e foi o que acabou acontecendo ;)
O medo é uma emoção poderosa que atrapalha bastante nossas interações, é preciso ficar atento para não deixá-lo ultrapassar os limites do saudável e não nos fazer ficar parados no tempo :)

Um enorme abraço e que sua semana seja ótima :D

20 de novembro de 2012 às 04:07

Postar um comentário

Visite e leve com você

Visite e leve com você
Ensinando Informação e Conhecimento

Seguidores