PARA QUE SERVE O MEDO E O TÉDIO?
POR QUE, AFINAL, FICAMOS ENTEDIADOS E COM MEDO?
Se não fosse o medo, a espécie humana já teria desaparecido da face da Terra há muito tempo.
É o medo que nos coloca em estado de alerta e nos prepara para a luta ou fugir diante de uma ameaça, seja ela real ou imaginária.
Do que o tédio se alimenta, para que serve e onde vive? Se o medo nos ajuda a evitar o perigo, o tédio nos encoraja a explorar novos territórios.
Se nossos antepassados não tivessem sentido tédio, a humanidade não teria realizado inúmeras façanhas. O tédio é um excelente aliado da criatividade. Turbinar a criatividade não é a única vantagem do tédio.
Há, também, a necessidade de mudança. Permanecer muito tempo parado em um mesmo lugar pode ser prejudicial à sobrevivência de uma espécie, pois torna o animal mais vulnerável à ação de predadores.
Quando queimamos o dedo, a dor nos avisa que precisamos retirá-lo o mais depressa possível de perto do fogo. Quando sentimos um gosto ruim na boca, o nojo nos alerta que aquela comida pode estar estragada. Exatamente o mesmo processo acontece quando sentimos o tédio. Ele é uma espécie de alarme que dispara sempre que algo precisa ser mudado em nossas vidas.
Tentar viver sem tédio é impossível. Mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com um filme chato, uma reunião monótona ou uma palestra entediante.
Procure usar o tédio a seu favor.
0 comentários :
Postar um comentário