OLÁ, SEJAM BEM-VINDOS

Com grande esforço e dedicação na construção do meu primeiro blog - AULAS100 Ensinando Informação e Conhecimento (http://aulas100.blogspot.com/) - em 28 de abril de 2009, obtive resultados bastante satisfatórios, comprovados pelo selo TOP100/2009 que ganhei, graças aos votos dos leitores que gostaram do meu espaço educativo.

O incentivo me levou a elaborar a Sala de Reflexão para a divulgação de textos sobre o amor em todos os sentidos e valor educacional na escola e na família, com o objetivo de elevar a autoestima e restaurar o equilíbrio emocional.

29/11/2010

As pessoas se preocupam muito em ter alguém

Que o relacionamento a dois mexe com os sentimentos de cada um, sem dúvida, é muito bom, porque ajuda a saber o que realmente somos e o que levamos para a relação.

A vida a dois, desde que não haja cobranças excessivas, ensina a ter noção de que aquela pessoa vai incentivar a outra a dar o melhor, a transformar na melhor versão de si mesma. Muitas vezes, é aquela pessoa que desperta qualidades positivas transformadoras.

A atração sexual, claro, é importante, mas não é tudo. E por quê?

Tudo isso acima é muito bonito, não é mesmo? Quando se ama de verdade, temos a certeza de que a pessoa sempre estará ao nosso lado porque esta é a vontade de, pelo menos, uma das partes.

Entretanto, poucas pessoas lembram que as relações são cheias de obstáculos. Por outro lado, isso é bom, porque nos torna pessoas melhores.

Então, surge a dúvida: quais razões existem naquela pessoa que cobra o tempo todo, sentindo a necessidade de se sentir aceita? Será que é bom exigir a presença do outro o tempo todo, privando-o da liberdade?

Pessoas que precisam manter sempre o controle da situação têm mais dificuldade para amar e serem amadas. Em outras linhas, essa observação é aplicada a pessoas carentes. A palavra "pessoas" refere-se a tanto homem quanto mulher.

Idolatrar o amor e os relacionamentos, achando que a vida a dois vai ser a solução de todos os problemas. Isso coloca muita pressão no parceiro, que acaba desistindo da relação.

Os homens reclamam que as mulheres não prestam e elas lamentam que não existem mais homens bons. Mas o que significa para elas a palabra "bom"? Tem a ver com "bonzinho"? Quem está certo nessa história toda?

Se o homem é bonzinho demais, elas reclamam; no outro extremo, se a mulher é boazinha demais, eles reclamam também. E aí? Como fica?

Se você acha que não merece ser amado, só vai atrair relações desastrosas.

Os solteiros, principalmente as mulheres, precisam acabar com essa paranoia de que precisam encontrar uma pessoa a todo custo. Correr atrás do amor não dá certo, você acaba parecendo uma pessoa louca e desesperada. A consequência são as escolhas erradas.

As pessoas se preocupam muito em ter alguém. O ideal é que devemos cuidar de nós mesmos, desenvolver nossos talentos, aumentar nosso autoconhecimento e expandir nosso círculo de amizades.

A gente experimenta em se relacionar com as pessoas sem pensar em namoro, porque isso vai acontecendo naturalmente, sem pressões, sem premeditar nada, aquela coisa planejada demais. Pessoas que são muito dependentes e desesperadas em ter alguém entram sempre em depressão. Podem reparar.

Torno a repetir: o que somos é o que levamos para a relação. Se alguém está deprimido e improdutivo, certamente terá um relacionamento difícil e deprimente.

Portanto, para facilitar as relações amorosas, a única arma é ter amor próprio, acima de qualquer outro sentimento, não dando mais importância ao outro do que a nós mesmos.
Leia o texto completo

13/11/2010

A solidão pode ser vantajosa, ou não?

Num site agregador de notícias eu li uma postagem cujo título era relacionado à seguinte questão: O que é pior? Ser abandonado ou ficar sozinho?

Esse tipo de assunto gera tantos múltiplos debates que transcrevi os meus comentários para a página do meu blog aqui.

A minha postura foi assim:

É uma dúvida que gera infinitos debates porque depende muito da situação. Às vezes a melhor resposta não se busca nos outros, mas em nós mesmos, porque podemos questionar as nossas próprias atitudes. A primeira coisa a fazer é perguntar a si mesmo: "A pessoa com quem me envolvi não era o que imaginei pra minha vida?" Ou "O que será que fiz pra ser abandonado?" Culpa de quem, afinal?"

Eu discordo quando muitos afirmam que ficar sozinho é uma escolha, porque, na verdade, é uma desculpa esfarrapada usada por algumas pessoas que se julgam inconquistáveis, ou não sabem ser sedutoras, porém nem é preciso usar artimanhas feitas através de cantadas baratas. Por outro lado, ficar sozinho pode ser uma arma defensiva contra gente indecisa ou mal intencionada que não sabe o que quer, com o único objetivo de brincar com os sentimentos alheios.

Quando a pessoa escolhe ficar sozinha, perde as etapas do relacionamento que é a aprendizagem e maturidade, armas fundamentais para selecionar aquelas que sejam compatíveis com o nosso modo de pensar e agir. O medo de sofrer decepções resulta em ficar sozinho voluntariamente, um erro fatal de pessoas que não sabem lidar com as perdas e se desesperam em querer ter alguém apenas por comodismo.
Leia o texto completo

03/11/2010

Efeito Borboleta: afinal, o que é isso?

São tantas expressões e histórias lendárias que ouvimos falar, algumas delas sabemos automaticamente sem preocupações de esquecimento, porém outras entram por um lado do ouvido e sai por outro e às vezes temos a mania de adiarmos a pesquisa sobre elas, não por preguiça ou desinteresse. Na verdade, não há explicação por que deixamos escapar acidentalmente a nossa curiosidade sobre, por exemplo, a relação entre alguns animais com a previsão do tempo.

Vaca, sanguessuga, elefante e a joaninha amarela são alguns dentre os paranormais do mundo animal que preveem a chegada de tempestades na forma de chuvas, furacões ou até mesmo de ondas gigantescas como o Tsunami que arrasou grande parte da Indonésia.

Talvez a maioria não tenha ouvido falar muito da expressão "A vaca pode prever chuva", mas a do Efeito Borboleta percorre em muitos blogs e sites, inclusive é filme cujos alguns trechos podem ser vistos em sites populares de video, como o Youtube.

Os cientistas modernos falam do efeito borboleta pela qual uma borboleta batendo as asas na floresta amazônica pode influenciar um furacão do outro lado do mundo.

Isso quer dizer que se cometermos uma ação negativa hoje, alguém do outro lado do mundo pode receber a energia negativa que nossa ação lançou no universo.

A pessoa que ficou carregada por essa energia ficará inclinada a fazer algo negativo, e a negatividade crescerá em proporções irregulares.

No fim, ela acabará voltando à pessoa que a originou. Tudo que fazemos penetra na consciência global e a modifica.

E isso também vale para o lado positivo. Cada ação nossa afeta o mundo inteiro.


Leia o texto completo

Visite e leve com você

Visite e leve com você
Ensinando Informação e Conhecimento

Seguidores