A solidão pode ser vantajosa, ou não?
Num site agregador de notícias eu li uma postagem cujo título era relacionado à seguinte questão: O que é pior? Ser abandonado ou ficar sozinho?Esse tipo de assunto gera tantos múltiplos debates que transcrevi os meus comentários para a página do meu blog aqui.
A minha postura foi assim:
É uma dúvida que gera infinitos debates porque depende muito da situação. Às vezes a melhor resposta não se busca nos outros, mas em nós mesmos, porque podemos questionar as nossas próprias atitudes. A primeira coisa a fazer é perguntar a si mesmo: "A pessoa com quem me envolvi não era o que imaginei pra minha vida?" Ou "O que será que fiz pra ser abandonado?" Culpa de quem, afinal?"
Eu discordo quando muitos afirmam que ficar sozinho é uma escolha, porque, na verdade, é uma desculpa esfarrapada usada por algumas pessoas que se julgam inconquistáveis, ou não sabem ser sedutoras, porém nem é preciso usar artimanhas feitas através de cantadas baratas. Por outro lado, ficar sozinho pode ser uma arma defensiva contra gente indecisa ou mal intencionada que não sabe o que quer, com o único objetivo de brincar com os sentimentos alheios.
Quando a pessoa escolhe ficar sozinha, perde as etapas do relacionamento que é a aprendizagem e maturidade, armas fundamentais para selecionar aquelas que sejam compatíveis com o nosso modo de pensar e agir. O medo de sofrer decepções resulta em ficar sozinho voluntariamente, um erro fatal de pessoas que não sabem lidar com as perdas e se desesperam em querer ter alguém apenas por comodismo.
0 comentários :
Postar um comentário